Teste Screen CCL

Definição do Exame

É um teste computadorizado para o rastreio do Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) . É autoadministrável, com interface amigável e realizado através de tela sensível ao toque.

Para alguns pesquisadores, o CCL seria uma fase transicional entre o envelhecimento saúdavel e quadros demenciais (Peterson et al., 1999). Diante disso, sua detecção precoce torna-se importante para a implementação de intervenções terapêuticas e preventivas (Schönknecht et al., 2005). Dessa forma, profissionais que lidam com queixas cognitivas encontram no SCREEN uma importante ferramenta.

O teste foi elaborado nos EUA e mostrou-se confiável para discriminar idosos saudáveis daqueles com CCL (Hill et al., 2008). Em estudo realizado no Brasil (Memória et al., 2010) os achados foram semelhantes com altos valores de sensibilidade e especificidade (73%). Além disso, o teste baseia-se em tempo de reação, uma medida útil para acompanhamento da evolução do quadro clínico, que não é contemplada nas avaliações convencionais.

A maioria dos testes de triagem cognitiva foi desenvolvida para detectar demência e por isso apresentam baixa acurácia na identificação de déficits leves, sobretudo em pessoas com alta escolaridade. Portanto o Teste Screen vem preencher uma lacuna na identificação de pessoais com esse perfil.

Benefícios do Screen

1) Curta duração – em torno de 45 minutos;

2) Baixo Custo;

3) Resultados rápidos;

4) Pode ser usado para a fase de diagnóstico, bem como para acompanhamento da eficácia do tratamento.

Você sabia?

1) 60% das pessoas com mais de 50 anos tem queixa de memória.

2) 7% das pessoas com mais de 60 anos têm algum tipo de demência.

Tenho dúvidas, o que faço?

Entrar em contato clicando aqui ou pelo telefone (49) 3433-5050 – falar com Francine.

Voltar