Mapeamento Cerebral

Definição do Exame

Também chamado de Eletroencefalograma Quantitativo, avalia a quantidade de atividade elétrica de uma determinada região do cérebro dando uma visão gráfica mais apurada da localização de alterações elétricas através de histograma, mapas de valores e visões dinâmicas das imagens cerebrais – com o objetivo de estudar melhor aspectos da função cerebral.

Indicação do Exame

1) Localização precisa de tumores cerebrais;

2) Localização precisa de doenças focais do cérebro, entre elas epilepsia, alterações vasculares (derrames cerebrais);

3) Utilizado na Neuropsiquiaria para auxiliar em hipóteses diagnósticas como a hiperatividade, distúrbios de atenção em crianças, demências e atrofia cerebral.

Como se realiza o Exame

O Exame é simples, com duração de 40 minutos, indolor, sem contraindicações e pode ser feito em qualquer idade. Em crianças que não se adaptem bem para realizar o exame – uma sedação leve sob orientação médica pode ser feita.

Coloca-se eletrodos no couro cabeludo com auxilio de uma pasta condutora especifica, que além de fixar no couro cabeludo permite a aquisição dos sinais elétricos cerebrais.

Como se preparar para o Exame

1) Lavar bem os cabelos, mas que estejam bem secos para a hora do exame;

2) Não utilizar nenhum produto no cabelo (gel, cremes, óleos);

3) Não é necessário dieta ou fazer o exame em jejum;

4) Não é necessário suspender os medicamentos de uso contínuo;

5) Em alguns casos específicos de crianças que necessitam sedação será orientado no agendamento o protocolo para esta finalidade.

Tenho dúvidas, o que faço?

Entrar em contato clicando aqui ou pelo telefone (49) 3433-5050 – falar com Francine.

Voltar